Em setembro de 2020, iniciou-se o projeto de formação extra-desportiva dos atletas do Sport União Sintrense – Futebol, SAD, com a disponibilização de aulas de Português aos jogadores de outras nacionalidades (Camarões, Estados Unidos e Espanha). O interesse do Sintrense em dotar os seus atletas de competências e conhecimentos, não apenas na área do futebol, mas também em outras importantes áreas extra-desportivas, remonta já à génese do próprio clube, em cuja sede funcionou, durante muitos anos, uma Escola Primária. Fazendo assim parte do seu ADN, o Sintrense SAD tem desenvolvido desde novembro de 2020 um projeto de longo prazo de formação extra-desportiva com todos os seus atletas, iniciando-se com uma etapa de diagnóstico das necessidades de formação de cada jogador e das suas áreas de interesse. Uma vez definidos estes pontos de partida, o Sintrense SAD tem integrado, em colaboração com o Centro Qualifica do Agrupamento de Escolas Monte da Lua, alguns dos seus jogadores em processos de formação de adultos para conclusão da escolaridade obrigatória. A par desta prioridade, o Sintrense SAD promove atualmente a formação em diversas áreas, seja em línguas estrangeiras, como o Francês e o Inglês, seja em competências de gestão de tempo, entre outros. Um dos grandes planos formativos do Sintrense SAD consiste em promover cursos de referência em Primeiros Socorros e Suporte Básico de Vida ainda durante a primeira metade de 2021, a realizar por todos os atletas e também por toda a equipa técnica.
Este fim de semana foi de conquistas para os nossos jovens, com a equipa B e a equipa de sub-21 que participa no torneio da AFL, a obterem vitórias importantes e expressivas.
A SAD do Sintrense pretende desenvolver um projeto de referência nacional e internacional, no desenvolvimento e valorização de jovens jogadores de futebol em Portugal.